segunda-feira, 12 de maio de 2014

SANTA CRUZ: Governo promove capacitação de professores com foco na inclusão social



A Secretaria de Educação de Santa Cruz da Baixa Verde realizou um seminário para capacitação dos professores da rede municipal de ensino. A capacitação que teve como tema “Juntos por uma prática inclusa”, aconteceu no período de 22 a 25 de abril, no Tropical Dance, localizado na Rua Carolino Campos.

Entre os temas abordados nesse seminário, transtornos do expectro do autismo, deficiência visual com leitura em braile, destacando mitos e preconceitos, surdez com foco nas línguas no contexto da educação de surdos, etc.

A Professora e diretora adjunto da escola Arthur Viana Ribeiro, Hildete Melo, participou do curso e aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação.

“Foi muito bom e está de parabéns a Secretaria de Educação. Durante este encontro recebemos muitas informações importantes que serão de grande utilidade para o trabalho escolar, pois aprendemos a agir da forma correta com os alunos especiais, que precisam da inclusão e de serem cuidados por pessoas qualificadas”, disse a professora destacando. “Foi um grande marco na educação municipal, os professores foram bem acolhidos, recepcionados e obtiveram muito conhecimento”.

O prefeito Dr. Tássio Bezerra falou sobre discriminação, limitações e da importância de se oferecer educação de qualidade com inclusão.

“Existiu uma época em que os alunos especiais estudavam em uma sala separada, e isso não era legal, porque era uma discriminação. Mas, felizmente, tudo mudou: hoje, todos convivem juntos. E ter alguma limitação não é uma barreira, sou defensor da educação de qualidade e inclusiva para todos, independentemente de raça, idade, posição social, enfim.” finalizou Tássio Bezerra.

EM SANTA CRUZ, Prefeito entrega mais de 2 mil kits escolares além do fardamento


Começou nesta quarta feira (02) a entrega dos kits escolares da rede municipal de ensino em Santa Cruz da Baixa Verde. O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação distribuiu nas escolas Otacílio Carlos de Alencar (área urbana) e Artur Viana Ribeiro (no distrito de Jatiúca), cerca de 2.020 kits. O kit escolar é composto dos materiais básicos necessários para cada aluno de acordo com o ano em que estão matriculados.

Destacamos entre os materiais: Bolsas, cadernos, lápis, borracha etc. Todos os materiais que compõe o kit são de boa qualidade. Os alunos também foram contemplados pelo governo com uniforme escolar. Na ocasião também foram distribuídos pela secretaria de saúde do município, kits de higiene bucal para que os alunos possam ter mais cuidados com os dentes, prevenindo assim problemas futuros.

No ato de entrega dos kits, estiveram presentes: O Prefeito Dr. Tássio Bezerra, a Secretária de Educação Sônia Melo, a Diretora de Educação Regicleide Nunes, além de professores, pais dos alunos e parlamentares da base do governo.

“A entrega dos kits escolares garante o comprometimento ainda maior da Administração Municipal com os alunos da rede de ensino do município e com os pais em relação ao estudo de seus filhos. Ações como esta garantem às crianças melhores condições de estudo e aos pais mais tranqüilidade no orçamento familiar.” Disse o Prefeito Dr. Tássio Bezerra, complementando.

“O uniforme padronizado é uma garantia de identificação e ainda proporciona segurança para os alunos, além de reduzir gastos e ajudar no orçamento doméstico para que os pais possam investir em outras necessidades dos filhos”.

Durante seu discurso, a Secretária Municipal de Educação disse que a entrega dos kits escolares, de higiene bucal e uniformes, vem para renovar o compromisso da administração com a educação de qualidade e melhores condições de ensino.

“Eu, como professora, entendo que o ensino de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de um município, estado e país. É preciso uma educação qualificada para enfrentar os desafios que a vida impõe, esse material atende as necessidades dos alunos garantindo a eles mais dignidade”, afirma, Sônia Melo.

Para Lucicleide Souza Santos, mãe de dois alunos da Escola Artur Viana Ribeiro (Jatiúca) os kits garantirão economia e segurança para seus filhos.

“O Kit é uma grande ajuda, pois material escolar está muito caro, agora vamos economizar, sem contar que o uso do fardamento vai ajudar a identificar o aluno e garantir uma economia de roupas. Chegou em boa hora.” O prefeito ainda aproveitou o evento para falar das metas e dos compromissos obrigatórios.

“Traçamos algumas metas para este ano e uma delas foi o fornecimento de uniforme às crianças do ensino fundamental da rede municipal, participar do momento da entrega é uma grande alegria. A lei determina que sejam aplicados 25% na Educação, o que compreende investimentos no ensino propriamente, alimentação e estrutura física. Mas esse recurso não pode ser aplicado em uniformes, razão pela qual investimos verba própria da prefeitura nessa aquisição, que com certeza será de suma importância para muitas famílias”, destacou Tássio Bezerra.

Santa Cruz: Prefeitura investe em educação e na melhoria de trabalho nas escolas


A Secretaria de Educação de Santa Cruz da Baixa Verde adquiriu 33 quadros brancos para serem colocados nas escolas da zona urbana e rural, substituindo assim todos os quadros de giz. Os professores também receberam pinceis para trabalharem no dia a dia.

O investimento foi de R$ 7.900, e a iniciativa tem o objetivo de melhorar as condições ambientais das salas de aula das escolas da rede pública municipal. Pois, Sabe-se que o pó de giz causa irritações no nariz, acarretando problemas respiratórios e nas cordas vocais, acompanhada ou não de secura nas mãos.

Com alegria e muito satisfeita, a professora da rede municipal Jadeilda Nunes de Brito, parabenizou a iniciativa do governo e destaca o avanço na educação.

“Foi ótima a substituição do quadro, pois o pó de giz, além de ressecar as mãos, prejudica a voz. Foi um grande avanço na educação. Recebemos também o kit de pincel, apagador e reabastecedor.” Declarou.

Já a estudante Larissa Aislane, do 5º ano da escola Otacílio Carlos de Alencar, também comemorou as mudanças na sala de aula. “Eu achei melhor porque antes o pó de giz ficava na sala inteira prejudicando muito todos os alunos.”

FIM DE UM SOFRIMENTO

A Secretária de Educação, Sônia Melo, diz que professores e alunos sofrem há anos com o contato com o giz e que a iniciativa marca um fim de um sofrimento para professores e alunos.

“Professores e alunos sofrem com a exposição ao pó de giz há anos, e o Governo Municipal que tem como slogam: “Cuidar das pessoas é a nossa grande obra”, não pode manter-se inerte frente a esse fato. O investimento foi de grande valia para o professor, melhorando suas condições de trabalho, bem como para os alunos.” Disse a secretária de Educação.



SANTA CRUZ: Prefeitura promove capacitação continuada no início do ano letivo



A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz da Baixa Verde realizou, na semana passada, uma capacitação dos professores da rede municipal de ensino. A formação continuada em serviço para professores teve como tema: “Família e escola, trajetórias que se aproximam”.

O evento aconteceu na Escola Municipal Otacílio Carlos de Alencar com objetivo de ampliar a visão de professores educação básica, sobre as novas configurações familiares atuais, na tentativa de fazê-los refletir sobre algumas das várias possibilidades relacionais, que os seres humanos (homens e mulheres) são capazes de firmar com os processos educativos formais.

A palestra teve a participação de gestores, secretário escolar, supervisores e coordenadores pedagógicos. E foi ministrada pelos renomados professores, Dr. Walfrido Nunes de Menezes, professor titular de Psicologia Comunitária e Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio do Recife, e Técnico da Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado de PE.

E pelo Advogado, pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Evanilson Alves de Sá. Ele também é Técnico de Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Melo, o compromisso assumido com a categoria foi cumprido com a discussão da integração das famílias à escola. “Para este ano, reassumindo o compromisso firmado pela Secretaria de Educação com a categoria, com a anuência do nosso prefeito Dr. Tássio Bezerra, abrimos mais um ano letivo com a formação em rede, discutindo a relação família\escola, porque entendemos que no momento atual é de extrema necessidade explorar mais o tema”, explicou, complementando:

“Reforço a crença de que o nosso processo de humanização, ou seja, a humanização de cada um de nós, homens e mulheres, avançará à medida que nos assumimos como responsáveis pelo mundo. Formar sujeitos que assumam a responsabilidade pelo mundo só será possível em uma escola capaz de reconhecer a sua dimensão política, o que implica pensar cotidianamente, não somente no como educar, mas submeter o ato educativo a três dimensões que também julgamos necessárias: por que educar? para que educar? e quem educamos? Somente assim o profissional da educação poderá fazer o trânsito da competência técnica à competência política, bem como transitar do medo à ousadia, como nos ensinam Guiomar Nano de Melo e Paulo Freire, educadora e educador que marcaram profundamente os nossos dias.”