segunda-feira, 12 de maio de 2014

SANTA CRUZ: Prefeitura promove capacitação continuada no início do ano letivo



A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz da Baixa Verde realizou, na semana passada, uma capacitação dos professores da rede municipal de ensino. A formação continuada em serviço para professores teve como tema: “Família e escola, trajetórias que se aproximam”.

O evento aconteceu na Escola Municipal Otacílio Carlos de Alencar com objetivo de ampliar a visão de professores educação básica, sobre as novas configurações familiares atuais, na tentativa de fazê-los refletir sobre algumas das várias possibilidades relacionais, que os seres humanos (homens e mulheres) são capazes de firmar com os processos educativos formais.

A palestra teve a participação de gestores, secretário escolar, supervisores e coordenadores pedagógicos. E foi ministrada pelos renomados professores, Dr. Walfrido Nunes de Menezes, professor titular de Psicologia Comunitária e Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio do Recife, e Técnico da Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado de PE.

E pelo Advogado, pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Evanilson Alves de Sá. Ele também é Técnico de Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Melo, o compromisso assumido com a categoria foi cumprido com a discussão da integração das famílias à escola. “Para este ano, reassumindo o compromisso firmado pela Secretaria de Educação com a categoria, com a anuência do nosso prefeito Dr. Tássio Bezerra, abrimos mais um ano letivo com a formação em rede, discutindo a relação família\escola, porque entendemos que no momento atual é de extrema necessidade explorar mais o tema”, explicou, complementando:

“Reforço a crença de que o nosso processo de humanização, ou seja, a humanização de cada um de nós, homens e mulheres, avançará à medida que nos assumimos como responsáveis pelo mundo. Formar sujeitos que assumam a responsabilidade pelo mundo só será possível em uma escola capaz de reconhecer a sua dimensão política, o que implica pensar cotidianamente, não somente no como educar, mas submeter o ato educativo a três dimensões que também julgamos necessárias: por que educar? para que educar? e quem educamos? Somente assim o profissional da educação poderá fazer o trânsito da competência técnica à competência política, bem como transitar do medo à ousadia, como nos ensinam Guiomar Nano de Melo e Paulo Freire, educadora e educador que marcaram profundamente os nossos dias.”



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