sexta-feira, 10 de julho de 2015

Capacitação de Merendeiras


      A Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde – PE, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta feira – 08 de julho de 2015 – formação para todas as merendeiras lotadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

       A referida formação teve como objetivo integrar o trabalho das merendeiras a proposta pedagógica da escola, destacando a importância do segmento para qualificação dos processos educativos, bem como cumprir metas  estabelecidas no Plano Municipal de Educação.

     A condução dos trabalhos ficou a cargo da Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Melo da Costa que cumprimentou as merendeiras presentes, destacando a importância do segmento para o trabalho pedagógico, informando ainda os objetivos da formação.





        Em seguida passou a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito do Município, Dr. Tassio José Bezerra dos Santos, que enalteceu na sua fala a importância das merendeiras, destacando a importância de cada uma para que seja servida uma merenda de boa qualidade em todas as escolas da rede municipal, que finalizou reforçando o compromisso com a formação continuada em serviço de todos os segmentos que compõem a escola.



        Adentrando a pauta, a coordenadora procedeu a apresentação dos palestrantes: Professor Mestre em Educação Evanilson Alves de Sá , que discorreu sobre a natureza do trabalho realizado na escola e a importância do planejamento coletivo; 



     Enfermeira Inalda Oliveira, coordenadora do Programa Saúde na Escola, que destacou a importância da intersetorialidade na condução das políticas pública e ainda orientou as merendeiras no uso do suplemento alimentar a ser adicionada a merendeira das crianças de 0 a 6 anos – primeira infância – matriculadas em escolas da rede municipal de educação;




         Psicóloga Thais Iane Nunes, Centro de Referência de Assistência Social , que discorreu sobre as relações interpessoais nas organizações; 



        Nutricionista da Secretaria de Educação Dra. Nilvânia Plácida, que orientou as participantes sobre a elaboração de cardápios e destacou hábitos de higiene necessários na manipulação e preparo de alimentos, que ainda realizou oficina apresentando os alimentos que integram a merenda sob sua recomendação; 




finalizando a Professora Regicleide Nunes, Diretora de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Alimentação, que destacou a importância do Conselho no controle dos recursos destinados a Merenda Escolar.




        Na ocasião a Secretaria Municipal de Educação fez a entrega de um kit, contendo avental e toca para todas as merendeiras e, logo após, foi realizado o sorteio de brindes com a participação de todas.