quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Experiências Exitosas



O que é o SAEPE?

É um programa que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a (re) formulação e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado.

Foi reestruturado pela Secretaria de Educação no ano de 2007, com objetivo de avaliar, de modo permanece e contínuo, o sistema de ensino de Pernambuco.


Quando será realizado e a quem se destina?  27 de novembro de 2013


Participam da avaliação estudantes das 2° série/3° ano, 4° série/ 5° ano e 8 série/ 9° ano do Ensino Fundamental regular, 3° ano do Ensino Médio e 4° ano do Normal Médio.


Quais os objetivos do SAEPE?

Para melhorar de meodo contínuo a qualidade da Educação de Pernambuco. Os resultados do SAEPE alcançados pelas unidades escolares, pelas regionais e pelo estado, reunirão informações importantes relativas ao desempenho dos estudantes nas áreas períodos de escolaridade avaliados. Isso contribuirá para o redirecionamento do processo educativo, bem como para adoção de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas, ou seja, o SAEPE, como avaliação educacional, realiza de forma criteriosa e compromissada a inclusão. É um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer as ações orientadas para a democratização do ensino, contribuindo para a igualdade de oportunidades educacionais e a melhoria da qualidade de educação pública de Pernambuco.


Para informar o IDEPE:

os resultados do SAEPE, associados aos índices de aprovação e consequente regularização do fluxo escolar, produzem uma medida que traduz simultaneamente o desempenho escolar do estudante e a eficiência da escola. Essa medida é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Pernambuco. o índice apresentado a cada escola é o primeiro indicador a ser analisado para a construção de um diagnóstico da realidade escolar e serve de ponto para a identificação dos problemas aserem enfrentados em busca de melhoria da qualidade do trabalho pedagógico realizado.


O que é avaliado?


Os testes do SAEPE avaliam as competências e habilidades na área de Língua Portuguesa e de Matemática, dos estudantes das redes Estadual e Municipal nas 2ª, 4ª, e 8ª séries ou 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio e 4° ano do Normal Médio. Além da aplicação dos testes, a avaliação inclui outros instrumentos importantes, como: o questionário do estudante, cujo objetivo é traçar seu perfil socioeconômico e sua trajetória escolar; os questionários do professor e do diretor, com o objetivo de traçar o perfil dos profissionais da educação de Pernambuco.

Em 2013, na oitava edição do SAEPE, estima-se que sejam avaliados 164.868 estudantes das mais de mil escolas da rede estadula e 310.832 estudantes das 8.888 escolas da rede municipal das 186 cidades de Pernambuco.


SAEPE

Sua participação faz a diferença!

A Avaliação é importante para melhorar a educação pública do nosso Estado!



 Secretaria de Educação 


Nenhum comentário: